top of page

NOVIDADES

Maryzelia canta e encanta no Rio de Janeiro

                É da cantora Maryzélia a voz que tem seduzido público, produtores e sambistas consagrados no Rio de Janeiro. Em mais uma temporada na Cidade Maravilhosa, Maryzélia circula por espaços tradicionais e leva às rodas de samba sua voz marcante e inconfundível, marca registrada da sambista feirense.

                O Teatro Rival, espaço com mais de 80 anos de tradição e atualmente coordenado pelas atrizes Ângela Leal e Leandra Leal, recebeu Maryzélia em uma edição do Samba do Pretinho da Serrinha. Pretinho, que é músico, compositor e produtor musical, destacou o talento e a potência vocal da cantora após convidá-la para subir ao palco. Pelo Teatro Rival já passaram grandes nomes da música brasileira como Arlindo Cruz, Elba Ramalho, Elza Soares, Luís Melodia, Zeca Pagodinho e outros.

                Já o Renascença Clube, importante espaço de tradições afrodescendentes e do samba de raiz, realiza todas as segundas-feiras o Samba do Trabalhador em Andaraí, zona norte do Rio. Há 11 anos à frente do evento e vencedor do Prêmio de Música Brasileira 2016 – categoria Grupo de Samba, o cantor e compositor, Moacyr Luz, se mostrou surpreso ao ouvir Maryzélia cantar. “Ele brincou pedindo ao técnico de som para equalizar seu microfone e deixar a voz dele parecida com a minha”, disse a cantora. Fundado em 1951, o Renascença já foi palco para shows de Elizeth Cardoso, Cauby Peixoto, Roberto Ribeiro, João Nogueira, entre outros.

                Em Niterói, o Humaitá Atlético Clube realiza todas as quintas-feiras o Celeiro Samba Clube, projeto que tem a finalidade de reunir a nova geração de sambistas no Rio de Janeiro. Com mais de 8 mil visualizações, o vídeo de Maryzélia interpretando a canção “Deixa eu dizer” de Ivan Lins, é um dos mais comentados na página do evento no Facebook.

                No bairro de Madureira, A Arena Fernando Torres recebe todo terceiro domingo de cada mês o Projeto Criolice. O movimento cultural, oriundo da zona oeste carioca, busca através do samba resgatar e valorizar a cultura de matriz africana. Neste espaço, a presença da sambista baiana é garantida. No próximo dia 08 de outubro, comemorando o centenário do samba em uma virada cultural dedicada ao ritmo, Maryzélia retorna ao Criolice prometendo levar o melhor do samba da Bahia para as terras cariocas.

                                                                            Por Evertom Santana

Maryzelia participa da maior roda de samba do mundo

RIO - Desde fevereiro, uma vez por mês, cerca de duas mil pessoas se encontram na Arena Cultural Fernando Torres, no Parque Madureira, para curtir sambas de raiz e sucessos da nova geração. Com a proposta de resgatar a ancestralidade africana da música brasileira, passando pelo jongo e pelas canções de terreiro, o projeto Criolice, formado exclusivamente por músicos negros, rapidamente ganhou adesão popular e, após sete anos de existência, tornou-se a maior roda de samba do Rio.

 
Criado por Rose Maciel, Leandro Braz e Dayvson Gomes, o encontro começou no Ponto Chic, em Padre Miguel, mas logo ficou grande demais para ser realizado na rua. Dois administradores do Parque Madureira estavam entre os frequentadores do Criolice, e foi assim que a programação mudou-se para o bairro mais musical da cidade. O aspecto familiar da roda de samba se reflete até mesmo entre os organizadores. Foi em uma das edições da roda que Rose e Wander de Araújo se conheceram. Hoje casados, eles dividem a tarefa de produzir o evento, que não se restringe à música.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/projeto-criolice-se-torna-maior-roda-de-samba-da-cidade-20617443#ixzz4aqPAYnmY 
© 1996 - 2017. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Postagem da Prefeitura do Rio de Janeiro em homenagem ao dia do samba.
Maryzelia apresenta seu tema para apresentação na Micareta de Feira de Santana 2017

Em 2017 Maryzelia recebe em seu trio elétrico Cassiana, filha da cantora Jovelina Pérola Negra.

Durante sua apresentação no circuito Maneca Ferreira, Maryzelia homenageia Jovelina Pérola Negra, nascida em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro), logo fincou pé na Baixada Fluminense, em Belford Roxo. Apareceu para o grande público ao participar do histórico disco "Raça Brasileira", em 1985. Pastora do Império Serrano, ajudou a consolidar o pagode.

Verdadeira tiete do partideiro Bezerra da Silva, Jovelina começou a dizer seus pagodinhos no Vegas Sport Clube, em Coelho Neto, levada pelo amigo Dejalmir, que também lançou o nome Jovelina Pérola Negra, homenagem à sua cor reluzente.

Gravou cinco discos individuais conquistando um Disco de Platina. 

Faleceu no dia 2 de novembro de 1998, aos 54 anos, de infarto no bairro do Pechincha. Deixou três filhos - José Renato (30), Cassiana (25) e Cleyton (10).

"Sinto-me muito feliz em homenagear Jovelina Pérola Negra que é considerada a maior partideira do samba, no circuito Maneca Ferreira receberei Cassiana, cantora e filha de Jovelina, juntas cantaremos músicas do repertório da Pérola Negra do samba que ficaram imortalizadas em sua voz como "Bagaço da laranja" e "Luz do Repente".

Maryzelia participa do lançamento do Programa Na Folia - Rádio Princesa Fm 

Já em ritmo de Micareta, a Princesa Fm traz mais uma edição do “Na Folia”. O programa, que começa hoje (2) e vai até o dia 12 de maio, vai ao ar de segunda à sexta, das 20h às 22h.

Apresentado pelos radialistas Hamilton Coutinho e Edilson Veloso, o programa recebe figuras importantes para a realização da festa, discute os preparativos da folia, as novidades e conta com participações especiais.

Maryzelia faz participação especial com o cantor e compositor Roberto Mendes

O Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) será palco do evento "Chula comportamento traduzido em canção".  Os participantes poderão participar de um bate-papo com o cantor e compositor Roberto Mendes que após fara uma apresentação musical que tem Maryzelia como convidada.

bottom of page